[Resenha] Belgravia - Uma história de segredos e escândalos na Londres dos anos 1840 - Julian Fellowes - Viaje na Leitura

11/08/2016

[Resenha] Belgravia - Uma história de segredos e escândalos na Londres dos anos 1840 - Julian Fellowes


Sinopse - Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos. Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington. Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala. No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.



A história inicialmente se passa em junho de 1815, em Bruxelas, onde a família Trenchard recebe o convite da duquesa de Richmond para o lendário baile em homenagem ao duque Wellington. Receber esse convite é uma honra, ainda mais para James Trenchard, um comerciante que fornece mantimentos para os soldados. Apesar de ter uma posição importante, socialmente ele não tem o status necessário para participar desse tipo de evento. Mas James é um homem ambicioso que sonha com a ascensão social e se for necessário usar sua própria filha Sophia, de 18 anos, ele irá fazê-lo. Sophia está apaixonada pelo lorde Bellasis, o sobrinho da duquesa. Os dois tem trocado momentos a sós com a aprovação do pai da jovem e a própria jovem ambiciona um lugar na sociedade. Anne Trenchard, mãe de Sophia e esposa de James é uma mulher mais realista. Apesar da boa educação que recebeu, sabe que não é possível subir socialmente pois a família é de comerciantes e ao mesmo tempo que tem orgulho do trabalho duro do marido e de sua ambição, tem receio que sua constante necessidade de possuir mais o coloque em uma situação embaraçosa.
Durante o grande baile desenrolam-se alguns acontecimentos que ficarão marcados na história da humanidade, mas também na história das duas famílias.
Após o baile há uma passagem de tempo e o leitor é transportado para Belgravia, no ano de 1841. A família Trenchard prosperou; James soube usar seus lucros e investir em uma nova empreitada: a arquitetura. Seu filho Oliver, que na época dos acontecimentos tinha apenas dezesseis anos de idade, agora é um homem feito, mimado e casado com Susan, uma mulher ambiciosa que quer a todo custo entrar na alta sociedade londrina. Anne continua reservada e recebe convites para chás da tarde na casa de nobres a pedido de James. Em um desses chás ela encontra a condesa de Brockenhurst, a mãe de Edmund Bellasis. A condesa tem muitas perguntas sobre o infame baile, principalmente por ter sido a última aparição social do filho antes da guerra. 
Os Brockenhurst sofreram uma perda terrível. Edmundo era seu único herdeiro e agora os abutres sobrevoam o casal, principalmente o irmão do conde, Stephen Bellasis, sua esposa Grace e seu filho John. Stephen ressente-se em ser o irmão mais novo e não ter herdado nada. Como clérigo, deveria viver uma vida simples, mas é extremamente ambicioso. Essa ambição foi passada para o seu filho John, que não se preocupa em conquistar nada. Tudo o que John deseja é herdar as terras, o título e o dinheiro do tio e não faz questão de esconder esse fato.
A trama se desenrola alternando as histórias dessas duas famílias e a revelação de um grande segredo que as une. Conforme os acontecimentos de 1815 vão sendo apresentados sob uma nova perspectiva, o futuro dos Trenchards e dos Bellasis ganham novas nuances, a índole de alguns personagens são reveladas e essas duas famílias começam a curar suas dores.
A obra é delicada e escrita com grande sensibilidade. O autor soube colocar a história das duas famílias em um momento histórico, de forma que os dois assuntos se fundem e tornam-se um só. A construção dos personagens foi muito bem feita. São personagens implacáveis, imperfeitos, ambiciosos e totalmente humanizados.
A construção do cenário é belíssima. Os detalhes na narrativa, a riqueza das descrições e toda a elegância da época saltam das páginas.

ISBN-13: 9788551000076
ISBN-10: 8551000071
Ano: 2016
Páginas: 368
Idioma: português 
Editora: Intrínseca
Skoob: clique aqui
Avaliação: 5/5



Nenhum comentário

Nós da equipe do Viaje na Leitura, agradecemos seu comentário. Sua opinião é de extrema importância para nós. Volte Sempre!

Em breve retribuiremos sua visita!